c

Pousada do Convento do Carmo



A Pousada do Convento do Carmo situa-se no Centro Histórico de Salvador, no estado da Bahia, no Brasil.

Constitui-se no primeiro empreendimento das Pousadas de Portugal fora do país, tendo sido atribuída a classificação de Pousada Histórica.

O Convento de Nossa Senhora do Carmo situa-se no alto da Ladeira do Carmo, no Pelourinho e começou a ser erguido em 1586 albergando Carmelitas durante centenas de anos.

Esta importante obra da arquitectura colonial foi palco, ao longo dos séculos, de importantes acontecimentos da história do Brasil. Como exemplo, no contexto das Invasões holandesas do Brasil, foi nas suas dependências que os neerlandeses assinaram, em 1625, a sua rendição a Portugal.[1]

Em 1985 o centro histórico da cidade de Salvador foi classificado pela UNESCO como Património Mundial. Em 1991 realizaram-se importantes obras de restauro em toda região passando o Pelourinho a figurar no "Registro Histórico Nacional".

Inaugurada em 2005, a Pousada Convento do Carmo integra-se neste projecto de requalificação, tendo sido preservadas as suas características originais, após obras que duraram quatro anos e que corresponderam a um investimento de 7,4 milhões de euros.[2]

O chamado "conjunto do Carmo" que engloba, para além do Convento propriamente dito, uma igreja, duas capelas e um museu com acervo de 1.500 peças, está inventariado (tombado) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O interior da Pousada é dominado pela sua arquitectura, mas também pelo mobiliário e obras de arte presentes em todo o espaço.

A recepção é uma experiência marcante para o visitante, pois é efectuada num antigo altar do século XVIII. Os 79 quartos decorados com obras de arte antigas, ficam no que eram as celas dos frades carmelitas. A cabine telefónica encontra-se no interior de um confessionário barroco. O espaço possui ainda dois claustros arborizados, um deles com piscina.

A sacristia da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, do século XVIII, possui pinturas da época com detalhes a ouro e extensa talha barroca. O Museu tem reinauguração prevista para 2007.

O Convento do Carmo, foi eleito pelo júri da Revista Veja como o melhor hotel de charme do Brasil (empatado com "Ponta dos Ganchos") [3] e pelo Guia 4 Rodas como "Melhor hotel em local histórico"[4]

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Pousada_do_Convento_do_Carmo

A Disney e o Jornal A TARDE lançam concurso cultural em Salvador

A Disney quer ampliar o seu diálogo com o público do Nordeste do Brasil e, por isto, está desenvolvendo uma série de ações promocionais que aprofundem essa conexão. Recife, Fortaleza e Salvador são as cidades escolhidas para iniciar esta ação. Na Capital baiana o primeiro passo já foi dado, o Jornal A TARDE em parceria com a Selma Santos Produção e Eventos está promovendo o Concurso Cultural Disney, que será lançado amanhã, 10/07, no Caderno A Tardinha. Respondendo o quiz e a pergunta, o participante concorre a Kits exclusivos Mickey contendo ecobag e bloco de anotações. O desenho estampado nos brindes é uma reinterpretações do Mickey Mouse, de autoria do baiano Cau Gómez.



O participante deve entregar o formulário preenchido nos Postos de Classificados Populares, até dia 21/07. A divulgação do resultado com os dez ganhadores será publicado no Jornal A TARDE, na edição de 31/07.

in http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/propaganda/19724-a-disney-e-o-jornal-a-tarde-lancam-concurso-cultural-em-salvador-

CHiCLeTe CoM BaNaNa - A FiLa ANDoU



Nananá! Nananananá!
Nananá! Nananananá!
Nananá! Nananá!
Nananananá!...(2x)

Cansei de esperar
Na janela de casa
Enchi do seu jogo
Agora vou me virar
Não quero mais lágrimas
Na minha vida...

Cansei desse papo
De te amar sozinho
O meu coração
Tá pedindo carinho
Já virei a página
Da nossa relação...

Já deletei você
Da minha vida
Sem nenhum rancor
Na despedida
O que passou, passou
Já se esqueceu
Não volta mais...

Tirei o seu perfume
Da memória
Botei um ponto final
Na nossa história
Eu já chorei
Eu já sofri
Mas te esqueci
Preciso ser feliz...

A fila andou
Eu te falei
Não deu valor
Como eu te amei
Agora chora
Já me perdeu
Boa sorte
Vá embora
A fila andou
Eu te falei
Não deu valor
Como eu te amei
Agora chora
Você já me perdeu
Tô fora!...(2x)

Show de rock de graça e peças de teatro são os destaques do fim de semana

O fim de semana tem um roteiro de atrações bem ecléticas. Entre os destaques, está o show da banda cover de Raul Seixas, Arapuka, em comemoração ao Dia Municipal do Rock. O evento é gratuito e será realizado neste domingo, 4, a partir das 11h, no Parque da Cidade, no Itaigara.

Além da programação musical, a cidade conta com estreias no teatro e mostras em diversos museus e galerias. Um dos destaques dos palcos baianos é a apresentação da peça Calígula, que conta no elenco com o galã Thiago Lacerda, Magali Biff, Cláudio Fontana e César Augusto, Rodrigo Fregnan, Pedro Henrique Moutinho e Ando Camargo.

in http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=4718002

Pontos turísticos de Salvador

Mercado Modelo: uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, abriga duzentas e sessenta e três lojas que oferecem grande variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia.

Elevador Lacerda: um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade, liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Pelourinho.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim: construída em estilo neoclássico com fachada em rococó.

Farol da Barra: localiza-se na antiga ponta do Padrão, no litoral da capital baiana.

Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté: mantido sobre proteção ambiental, conta com uma das lagoas mais famosas do Brasil: a lagoa do Abaeté.

Ponta de Humaitá: localizada em um dos locais mais visitados da Cidade Baixa, conta com belezas naturais.

Farol de Itapuã: construído no século XIX, fica encravado entre pedras, na praia de Itapuã.

Alto de Ondina: onde se encontra o Jardim Zoológico.
Marina da Penha.

Solar do Unhão: o engenho, construído no século XVII, abriga atualmente o Museu de Arte Moderna da Bahia.

Dique do Tororó: lagoa artificial, localizada no bairro do Tororó.

Parque da Cidade: conta com cerca de 720 mil m² de área verde. É um local de preservação da Mata Atlântica, vegetação original da costa brasileira.

Parque Metropolitano de Pituaçu: parte do paque é coberto por mata atlântica, sendo a maior área verde de Salvador.

Forte de São Marcelo: erguido sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, destaca-se por se encontrar dentro das águas.

Parque de São Bartolomeu: área de preservação ambiental, conta com uma extensa reserva de mata atlântica.

Jardim Botânico.

Feira de São Joaquim.

Fonte Nova: principal estádio de futebol da cidade.